8.2.12

Fundamentos da Educação Matemática - N1

1- Enumere alguns motivos que tornam o material dourado indicado para o trabalho com quatro operações.

2- Descreva uma atividade citando o material necessário para o estabelecimento da diferença entre poliedro e demais sólidos geométricos.

3- Como se dá a ideia de medida? 

4- Que diferença fundamental vemos no material dourado nos números naturais com os números decimais?

Fundamentos da Educação Matemática - N1

1- O que é classificação, de exemplo.

2-  Escreva os decimais das seguintes frações: 1/8; 1/9 e 4/9.

3-  Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados paralelos medindo respectivamente 6cm e 7,5cm.

4-  De acordo com a Teoria de Piaget de como as crianças aprendem matemática, comente o que diz sobre esse assunto Constance Kamii.


Fundamentos da Educação Matemática - N1

1- Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados paralelos medindo respectivamente 8cm e 6,5cm.

2- Quais as propriedades fundamentais da seriação? Exemplifique cada uma usando o conjunto de números maturais.

3- Escreva os decimais da seguinte fração: 1/2, 1/5, 4/5.

4- O que é moda e mediana?

Fundamentos da Educação Matemática - N1

1- Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados paralelos medindo respectivamente 6cm e 7,5cm.

2- O que é seriar? Dê exemplos.

3- Escreva os decimais das seguintes frações: 1/3; 1/7 e 4/7.

4- A média aritmética das idades de 4 pessoas é 16 anos. Três dessas pessoas tem respectivamente 20, 25 e 15 anos. Qual a idade da quarta pessoa?

Fundamentos da Educação Matemática - N1

1-  Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material :
a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67

2- Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.

3- Classificar é "juntar" por semelhanças e "separar" por diferenças. Dê um exemplo de cada tipo de classificação.

4- Escreva os decimais das seguintes frações: 1/8; 1/9 e 4/9.

Fundamentos da Educação Matemática - N1


1- A seguir aparecem as idades de algumas pessoas: 10,20,15,12,32,15,24,15. Calcule:

a) a mediana das idades R: 15+20/2=17,5
b) a média aritmética das idades R: Σ todos os no.143 / 8 = 17,875

2- Escreva os decimais das seguintes frações: 1/2,1/5 e 4/5.

3- Quais são as propriedades fundamentais da seriação? Exemplifique cada uma usando o conjunto dos números.
 
4- O que significa base de um sistema de numeração?