21.10.11

Psicologia e educação - N2

1. A tese principal da psicogenética de Henri Wallon é o homem como ser
- bio-psico-social e espiritual.
- organicamente social.
- fenomênico.
- evolucionista.

2. Quando se buscam as condições envolvidas na dificuldade de aprendizagem, deve-se observar
- as condutas inadequadas, sem compreender a criança que apresenta essas condutas.
- uma compreensão mais global do aprendiz e não uma rotulação do seu comportamento.
- os problemas de conduta do aprendiz como ser irriquieto e distraído nas atividades em sala de aula.
- as dificuldades na aquisição e utilização auditiva, da fala, da leitura, da escrita e do raciocínio.

3. O trabalho de grupo é importante para o indivíduo porque gera
- apreciação do outro meu semelhante.
-confiança social.
-compartilhamento, cooperação.
-autoconfiança, autopercepção.

4. Os fatores que identificam a dificuldade de aprendizagem chamada transtorno por deficit de atenção com hiperatividade (TDAH) são
- os meios de comunicação de massa (televisão, rádio, revistas, jornais e também a internet).
- as causas hereditárias que originam o transtorno por deficit de atenção com hiperatividade.
- numerosos (econômicos, políticos, educacionais), assim envolvendo a escola como um todo.
- as falhas na atenção, os movimentos de inquietude e o fato de não se terminarem as tarefas.

Psicologia e educação - N2

1. Alguns fatores que identificam a dificuldade de aprendizagem chamada dislexia
- são as rotações, as omissões e as repetições de letras.
- dependem de amadurecer o sistema nervoso central.
- dependem exclusivamente do contexto sociocultural.
- são a capacidade de aprender e o rendimento escolar.

2. O objeto de estudo da Psicanálise
- são as motivações humanas.
- é a cultura da humanidade.
- é o ajustamento e normalidade.
- é o inconsciente humano.

3. Ações educacionais para o desenvolvimento mental e a aprendizagem significativa compreendem
- tolerância à frustração e estabilidade do humor.
- capacidade de abstração e descrição de experiências.
- coordenação perceptivo-motora e imagem corporal.
- desenvolvimento de autonomia e competência social.

4. Em A Interpretação dos Sonhos, Sigmund Freud mostra como os processos do sonho
- configuram-se como a mais pura manifestação do superego.
- configuram-se como a mais pura manifestação do alter ego.
- permitem compreender as formações do consciente.
- permitem compreender as formações do inconsciente

Psicologia e educação - N2

1. O que se entende por diversidade humana?
- A popularidade que o indivíduo pode desfrutar entre seus semelhantes.
- Um conceito antropológico que nos apresenta uma sociedade plural.
- Capacidade política de os candidatos conquistarem o seu eleitorado.
- Uma grande dificuldade encontrada para realizar tarefas complexas.

2. Para Osório, a sexualidade guarda que tipo de relação com a identidade do adolescente?
- Mediador.
- Facilitador.
- Estruturador.
- Inserção.

3. Leia abaixo:
A afirmação "o erro da criança passa a ser considerado como uma etapa necessária do processo de construção do conhecimento e não como uma inaptidão por parte do aprendiz" diz respeito aos estudos de qual autor?
- Jean Piaget.
- Lev Vygotsky.
- Sigmund Freud.
- Henri Wallon

4. Leia abaixo:
Que conceito piagetiano refere-se aos modos de ação do organismo, sua capacidade de organização interna em dado momento que tende à complexidade crescente na medida em que o sujeito interage com o objeto?
- Esquemas de ação.
- Assimilação.
- Acomodação.
- Adaptação.

Psicologia e educação - N2

1. Qual o significado da proposição freudiana para os estudos da época sobre a personalidade humana?
- ocupar-se com o ser humano por inteiro.
- investigar experimentalmente o comportamento humano.
- destacar os processos psicológicos básicos do comportamento humano.
- mergulhar no rigor da ciência.

2. Leia abaixo:
Das leis de Wallon, destacamos a que se refere à sucessão entre as três dimensões, sendo que cada dimensão prepondera, alternadamente ao longo do desenvolvimento humano. Essa afirmação refere-se a qual lei?
- Sucessão.
- Integração.
- Alternância.
- Preponderância.

3. Leia abaixo:
A afirmação "repetições periodicamente realizadas de um dado procedimento. Só será habitual aquilo que tiver o caráter de repetição, não podendo ser classificado de hábito o que se modifica a cada novo agir". Refere-se
- ao sucesso escolar.
- às habilidades de estudo.
- ao ato de estudar.
- à disciplina escolar.

4. Qual o conceito proposto pelo autor Donald Winnicott essencial para o progresso do desenvolvimento do bebê?
- Handling.
- Empower.
- Mediação.
- Holding

Psicologia e educação - N2

1. Segundo Maria Estrela, o termo disciplina tem, historicamente, diferentes significações:
- ler, escrever e fazer as quatro operações.
- experiências, informação e também o contexto.
- punição, direção moral e regra de conduta.
- valor moral, higiene pessoal e matéria escolar.

2. Henri Wallon propõe quatro campos funcionais como determinantes do desenvolvimento humano. Assinale a alternativa que expõe todos eles.
- Afetividade, movimento, inteligência e a formação do eu.
- Cognição, movimento, alegria e caracterização do não eu.
- Afetividade, cognição, desenvolvimento orgânico e psíquico.
- Afetividade, movimento, relação e a formação da pessoa total.

3. Quando estudamos as relações interpessoais e o grupo na escola, devemos contemplar alguns aspectos como:
- vivenciar, sentir e perceber as experiências.
- adaptação, assimilação e acomodação ao meio.
- sociabilidade, papel e grupo social.
- indivíduo, família e escola.

4. Assinale as crises psicossociais que, segundo Erik Erikson, ocorrem durante a adolescência e preparam as pessoas para serem adultos saudáveis.
- Confiança e autonomia, iniciativa e o sentimento de culpa.
- Isolamento e intimidade, integridade do eu e desintegração.
- Predomínio oral e predomínio anal, falocentrismo e latência.
- Identidade e confusão de papéis, intimidade e solidariedade.

Psicologia e educação - N2

1- Leia abaixo:
Entender que a escola deve organizar-se por uma qualidade de ensino que promova a apropriação de valores humanos que contribuam para uma nova forma de ver e agir no mundo refere-se à tarefa humanizadora da escola. Essas ideias estão de acordo com Vygotsky, que define a escola como espaço
- de convivência social.
- de mediação.
- de aprendizagem.
- disciplinador.

2. Lev Vygotsky teve colaboradores importantes nos estudos que realizou. Quais são os nomes dos seus dois mais importantes colaboradores?
- Luria e Leontiev.
- Leontiev e Marx.
- Gomel e Kharkov.
- Luria e Engels.

3. Henri Wallon propõe quatro campos funcionais como determinantes do desenvolvimento humano. Assinale a alternativa que expõe todos eles.
- Afetividade, movimento, relação e a formação da pessoa total.
- Afetividade, cognição, desenvolvimento orgânico e psíquico.
- Afetividade, movimento, inteligência e a formação do eu.
- Cognição, movimento, alegria e caracterização do não eu.

4. A adolescência traz a oportunidade de ressignificar a identidade pessoal. A partir disso, podemos afirmar que
- a identidade pessoal está centralizada na identidade coletiva, a qual acompanha as modificações da atualidade.
- para o adolescente a identidade pessoal está centralizada na autossuficiência e em dar conta das dificuldades.
- a identidade pessoal está centralizada no ser necessário para o eu, com isolamento, intimidade e integridade do eu.
- a consciência do eu individual como um ser no mundo começa com a noção da individualidade do corpo.

Psicologia e educação - N2

1. A capacidade de memória nos dá condições de
- registrar e evocar informações passadas.
- ter experiências e informações do contexto.
- experimentar, sentir e perceber os fatos.
- ler, escrever e contar os acontecimentos.

2. A psicologia do desenvolvimento humano
- é uma forma de garantir a conquista da total eficiência e da produtividade.
- descreve e explica como o homem se comporta e muda no decorrer do tempo.
- é uma disciplina científica moderna dedicada principalmente ao saber fazer.
- descreve o completo desenvolvimento de todas as capacidades cognitivas.

3. Segundo Dolto, no processo de educação, devemos preparar a criança e o adolescente para as relações com o outro.
Assinale o item que contém os dois atributos importantes desse processo proposto pela autora.
- O prazer imediato e a satisfação de si mesmo nas relações.
- O individualismo e a competitividade entre os indivíduos.
- A preocupação com o presente e o imediatismo nas relações.
- Fazer-se estimar e ter o que oferecer de si para os outros.

4. Leia abaixo:
Que conceito piagetiano refere-se aos modos de ação do organismo, sua capacidade de organização interna em dado momento que tende à complexidade crescente na medida em que o sujeito interage com o objeto?
- Esquemas de ação.
- Assimilação.
- Acomodação.
- Adaptação.

Psicologia e educação - N2

1. A escola pode criar espaços de mediação de conflitos sociais e os reconhecer como constitutivos das relações interpessoais. Que espaços são esses?
- Grêmio estudantil e conselho escolar.
- Sala de recursos e salas de aula.
- Salas de serviços de saúde especializado.
- Biblioteca e laboratórios.

2. Leia abaixo:
Mais importantes que as diferenças físicas entre as pessoas são as avaliações e significações dessas diferenças pela sociedade, a aceitação dessas avaliações sociais pelo sujeito e o efeito sobre o conceito de si mesmo. O que se pode concluir sobre essas afirmações?
- Que o sujeito está sozinho e, dessa maneira, o que lhe resta é aceitar sua condição social.
- Que há interdependência entre os aspectos físicos e sua significação no contexto social.
- Que, apesar de as pessoas viverem em um contexto social, esse fato não tem importância.
- Que nesse contexto o sujeito é agraciado pelo fato de para ele sempre haver um bem maior.

3. Leia abaixo:
A afirmação "repetições periodicamente realizadas de um dado procedimento. Só será habitual aquilo que tiver o caráter de repetição, não podendo ser classificado de hábito o que se modifica a cada novo agir".
Refere-se
- ao sucesso escolar.
- à disciplina escolar.
- ao ato de estudar.
- às habilidades de estudo.

4. Os processos psicológicos básicos do comportamento do humano são
- estratégias de processamento e ação do comportamento humano.
- estratégias de condicionamento e hábitos do homem.
- sistemas sensório-perceptivos da realidade interna e externa.
- índices elementares e complexos

Psicologia e educação - N2

1. Leia abaixo:
Uma educação pautada na pessoa humana, tendo por referência a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a Constituição Federal (1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e a Política Nacional de Direitos Humanos (2003) pode ser melhor descrita como uma educação de ações
- dialógicas, participativas e de responsabilidade social.
- democráticas, de atitude reflexiva e de respeito à pessoa.
- que atendem as normas, regras e as leis vigentes.
- discriminatórias, de atitudes excludentes à pessoa.

2. No Brasil, segundo Yara Sayão, foi somente no início do século XX que surgiram as primeiras ideias sobre educação sexual.
Essas ideias vieram da Europa e visavam
- ao combate das doenças sexualmente transmissíveis, além do preparo da mulher para a função de esposa e mãe.
-romper com a premissa de que o indivíduo antes da puberdade não tinha maturidade sexual genital para o sexo.
- a uma análise sobre o papel da mulher na reprodução e mais tarde foi incluso o estudo do comportamento sexual masculino.

- responsabilizar a escola pelos programas de educação sexual.

3. Qual o conceito proposto pelo autor Donald Winnicott essencial para o progresso do desenvolvimento do bebê?

- Mediação.
- Empower.
- Holding.
- Handling.

4. Tomando a referência de Schultz, quando fala da contribuição freudiana, é correto afirmar que Freud
- queria esclarecer a dinâmica que subjaz ao comportamento humano.
- dirigia sua atenção clínica na cura das pessoas.
- enfatizava o tratamento clínico psiquiátrico da época.
- revolucionou a concepção do consciente psíquico.

3.10.11

Novas linguagens em educação - N1

1- No livro texto a autora apresenta uma série de tecnologia que fazerm parte de nosso dia-a-dia hoje, mas que partiram de invenções cientificas. Aponte duas dessas descobertas cientificas e discuta as alterações delas decorrentes, no cotidiano e na relação entre o tempo e espaço.

2- No item os códigos da modernidade a autora destaca o trabalho de Bernardo Toro (2002) articule essas sete competências com o trabalho pedagógico.

3- Articule a teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1995) com o uso das tecnologias educacionais.

4- Quais as implicações para o trabalho do professor em sala de aula do uso com computador e de todos os seus aplicativos: editoração de texto, apresentações, jogos e internet.

Novas linguagens em educação - N1

1- Conceitualize inteligência para Gardner (1995) e relacione essa teoria com as sete competências apontadas por Bernardo Toro (2002) para uma participação produtiva na sociedade atual.

2- As tecnologias da Informação modificaram as formas como as pessoas se relacionam com o tempo e o espaço. Analise e discuta essa afirmativa, aponte argumentos para suas respostas.

3- Analise o uso das mídias na educação, apontando aspectos positivos e refletindo sobre os cuidados necessários para sua utilização.

4- Ao pensarmos no uso da tecnologia em nossa sociedade aponte duas invenções tecnológicas e seus usos um positivo e outro negativo. Discuta a questão do uso da tecnologia para o bem ou para o mal da sociedade.