6.6.11

Teorias de currículo - N2

1. O ENSINO DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL TEM COMO OBJETIVO DE DESENVOLVER:


• a competência musical e artística dos alunos, criando condições para que se destaquem em habilidades manuais.

• o raciocínio lógico-matemático como forma de garantir uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.

• a habilidade musical dos alunos.

• a sensibilidade, a percepção e a imaginação dos alunos, conduzindo-os ao conhecimento e à valorização das diferentes culturas.

2. UMA OUTRA ABORDAGEM TEÓRICA DO CURRÍCULO É DENOMINADA ABORDAGEM PROCESSUAL OU PRÁTICA.

• Na Inglaterra, Laurence Stenhouse foi um dos primeiros teóricos a defender um modelo alternativo para entender o currículo, de forma que este se convertesse em um instrumento eficaz para mudar a prática da educação. Na base da teoria do currículo proposta por ele estão três aspectos indissociáveis que são:

• mudança da técnica, do método e da teoria aplicada.

• desenvolvimento do currículo, aperfeiçoamento do professor e metodologia científica adequada.

• mudança da prática, desenvolvimento do currículo e aparelhagem escolar.

• mudança da prática, desenvolvimento do currículo e aperfeiçoamento do professor.

3. ALÉM DE CONSTITUIR UMA EXIGÊNCIA FORMAL EXPRESSA NA LDB, O PROJETO PEDAGÓGICO REVELA-SE COMO UM DOCUMENTO QUE, CONSTRUÍDO COLETIVAMENTE PELA ESCOLA,

• articula as Diretrizes Curriculares Nacionais com o contexto sociocultural dos alunos e da comunidade atendida. Assim, o Projeto Pedagógico e/ou a Proposta Pedagógica da escola é um:

• recurso teórico-metodológico para a ação da equipe técnica.

• documento que sistematiza o currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, indicando rumo, intencionalidade educativa e compromisso político.

• documento que deve ser organizado nas escolas públicas do Ensino Fundamental.

• referencial nacional que indica as ações coletivas desenvolvidas para alcançar os objetivos propostos para o Ensino Fundamental.

4. FRIEDRICH FROEBEL PROPÔS UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITASSE A ATIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO NATURAL E ESPONTÂNEO DA CRIANÇA,

• defendendo a brincadeira como atividade educativa nas instituições educacionais de atendimento a crianças pequenas. Essas instituições ficaram conhecidas como:

• Educação Infantil, atendendo crianças oriundas das camadas populares da sociedade.

• creches e pré-escolas, considerando, respectivamente, o atendimento a crianças de 0 a 3 anos e de 4 a 6 anos.

• jardins de infância (kindergarten), em que a professora era comparada à “jardineira” e as crianças a “plantinhas” que deveriam receber cuidado e atenção.

• asilos infantis, pois prestavam atendimento assistencial às crianças.