1. O ENSINO DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL TEM COMO OBJETIVO DE DESENVOLVER:
• a competência musical e artística dos alunos, criando condições para que se destaquem em habilidades manuais.
• o raciocínio lógico-matemático como forma de garantir uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.
• a habilidade musical dos alunos.
• a sensibilidade, a percepção e a imaginação dos alunos, conduzindo-os ao conhecimento e à valorização das diferentes culturas.
2. UMA OUTRA ABORDAGEM TEÓRICA DO CURRÍCULO É DENOMINADA ABORDAGEM PROCESSUAL OU PRÁTICA.
• Na Inglaterra, Laurence Stenhouse foi um dos primeiros teóricos a defender um modelo alternativo para entender o currículo, de forma que este se convertesse em um instrumento eficaz para mudar a prática da educação. Na base da teoria do currículo proposta por ele estão três aspectos indissociáveis que são:
• mudança da técnica, do método e da teoria aplicada.
• desenvolvimento do currículo, aperfeiçoamento do professor e metodologia científica adequada.
• mudança da prática, desenvolvimento do currículo e aparelhagem escolar.
• mudança da prática, desenvolvimento do currículo e aperfeiçoamento do professor.
3. ALÉM DE CONSTITUIR UMA EXIGÊNCIA FORMAL EXPRESSA NA LDB, O PROJETO PEDAGÓGICO REVELA-SE COMO UM DOCUMENTO QUE, CONSTRUÍDO COLETIVAMENTE PELA ESCOLA,
• articula as Diretrizes Curriculares Nacionais com o contexto sociocultural dos alunos e da comunidade atendida. Assim, o Projeto Pedagógico e/ou a Proposta Pedagógica da escola é um:
• recurso teórico-metodológico para a ação da equipe técnica.
• documento que sistematiza o currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, indicando rumo, intencionalidade educativa e compromisso político.
• documento que deve ser organizado nas escolas públicas do Ensino Fundamental.
• referencial nacional que indica as ações coletivas desenvolvidas para alcançar os objetivos propostos para o Ensino Fundamental.
4. FRIEDRICH FROEBEL PROPÔS UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITASSE A ATIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO NATURAL E ESPONTÂNEO DA CRIANÇA,
• defendendo a brincadeira como atividade educativa nas instituições educacionais de atendimento a crianças pequenas. Essas instituições ficaram conhecidas como:
• Educação Infantil, atendendo crianças oriundas das camadas populares da sociedade.
• creches e pré-escolas, considerando, respectivamente, o atendimento a crianças de 0 a 3 anos e de 4 a 6 anos.
• jardins de infância (kindergarten), em que a professora era comparada à “jardineira” e as crianças a “plantinhas” que deveriam receber cuidado e atenção.
• asilos infantis, pois prestavam atendimento assistencial às crianças.
• a competência musical e artística dos alunos, criando condições para que se destaquem em habilidades manuais.
• o raciocínio lógico-matemático como forma de garantir uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.
• a habilidade musical dos alunos.
• a sensibilidade, a percepção e a imaginação dos alunos, conduzindo-os ao conhecimento e à valorização das diferentes culturas.
2. UMA OUTRA ABORDAGEM TEÓRICA DO CURRÍCULO É DENOMINADA ABORDAGEM PROCESSUAL OU PRÁTICA.
• Na Inglaterra, Laurence Stenhouse foi um dos primeiros teóricos a defender um modelo alternativo para entender o currículo, de forma que este se convertesse em um instrumento eficaz para mudar a prática da educação. Na base da teoria do currículo proposta por ele estão três aspectos indissociáveis que são:
• mudança da técnica, do método e da teoria aplicada.
• desenvolvimento do currículo, aperfeiçoamento do professor e metodologia científica adequada.
• mudança da prática, desenvolvimento do currículo e aparelhagem escolar.
• mudança da prática, desenvolvimento do currículo e aperfeiçoamento do professor.
3. ALÉM DE CONSTITUIR UMA EXIGÊNCIA FORMAL EXPRESSA NA LDB, O PROJETO PEDAGÓGICO REVELA-SE COMO UM DOCUMENTO QUE, CONSTRUÍDO COLETIVAMENTE PELA ESCOLA,
• articula as Diretrizes Curriculares Nacionais com o contexto sociocultural dos alunos e da comunidade atendida. Assim, o Projeto Pedagógico e/ou a Proposta Pedagógica da escola é um:
• recurso teórico-metodológico para a ação da equipe técnica.
• documento que sistematiza o currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, indicando rumo, intencionalidade educativa e compromisso político.
• documento que deve ser organizado nas escolas públicas do Ensino Fundamental.
• referencial nacional que indica as ações coletivas desenvolvidas para alcançar os objetivos propostos para o Ensino Fundamental.
4. FRIEDRICH FROEBEL PROPÔS UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITASSE A ATIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO NATURAL E ESPONTÂNEO DA CRIANÇA,
• defendendo a brincadeira como atividade educativa nas instituições educacionais de atendimento a crianças pequenas. Essas instituições ficaram conhecidas como:
• Educação Infantil, atendendo crianças oriundas das camadas populares da sociedade.
• creches e pré-escolas, considerando, respectivamente, o atendimento a crianças de 0 a 3 anos e de 4 a 6 anos.
• jardins de infância (kindergarten), em que a professora era comparada à “jardineira” e as crianças a “plantinhas” que deveriam receber cuidado e atenção.
• asilos infantis, pois prestavam atendimento assistencial às crianças.